
Esse texto eu escrevi quando estava no Ensino Médio. Foi com Música ao Longe que descobri um dos meus escritores favoritos. Achei uma edição bem bonita dele mês passado, e hoje encontrei o resumo que escrevi. É um pedacinho de mim de que eu gosto.
Música ao Longe, terceira obra de Érico Verissimo, é a continuação de Clarissa. Neste trabalho pretende-se analisar os personagens principais, os conflitos e a caracterização da época a partir do ponto de vista do autor.
Clarissa, a personagem principal, é uma jovem professora de dezesseis anosque dá valor às pessoas e seus sentimentos. Vasco, primo de Clarissa, é visto como um rebelde por todos, apenas tia Zezé (sua avó) o compreende. João de Deus é o pai de Clarissa, filho do famoso general Olivério. É um homem impregnado por tradicionalismo, junto com seus irmãos, Jovino e Amâncio.
A história se passa em Jacarecanga, interior do Rio Grande do Sul. Clarissa volta de Porto Alegre mais madura e pensativa. Relata em seu diário as desilusões com sua família, o problema com seu pai desempregado e orgulhoso, a mãe que não lhe dá carinho os tios viciados e o envelhecimento das pessoas ao seu redor. Dá importante relevância a sua infância, quando era feliz, sem distinções políticas e sociais entre seus amigos. Torna-se amiga de Vasco, passando a conhecer verdadeiramente seu primo, desenvolvendo grande afeição e curiosidade por ele.
Na obra, escrita em 1935, Érico Verissimo descreve a vida de diferentes classes sociais no interioir do Rio Grande do Sul. Com a decadência dos Albuquerque e a prosperidade dos Gamba, é relatado o declínio da sociedade movida por tradicionalismo e a riqueza conquistada pelos imigrantes italianos.
Música ao Longe mostra a rotina que gira em torno de bens materiais, enquanto que Clarissa, Vasco e Leocádio mostram maior importância para o caráter das pessoas. A obra apresenta a necessidade da felicidade em coisas verdadeiras, enquanto que se vive e envelhece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário