domingo, 26 de julho de 2009

Coleccion Vecinal




Os moradores do bairro onda a Galeria Metropolitana está localizada, em Santiago do Chile, não a visitavam, eram apenas passantes despercebidos. De fato, isso acontece em quase todas galerias de arte, onde a proximidade acaba por ser somente geográfica.
Como mudar essa realidade? As pessoas apreciam, compram e fazem arte, mas mantém distância do que é exposto como tal. A ideia de Gonzalo Pedraza foi a seguinte: ir de casa em casa e pedir a cada morador alguma obra exposta em sua casa, qualquer uma. Foram reunidas 280 obras, organizadas com inspiração na Árvore da Vida de Darwin, ou seja, na classificação por semelhança. Assim, três categorias foram criadas: retratos, natureza morte e paisagens.

O interessante é que, no dia da inauguração todos foram conferir o resultado, admirar a obra que têm em sua casa expostas em uma galeria. Essa ideia de aproximação e apropriação artística é super prática e tentadora. Por que não fazer o mesmo nas escolas ou empresas? Essa é uma experiência de aproximação da arte e valorização de si muito importante. E, de quebra, nos leva a conhecer os interesses artísticos dos vizinhos, colegas, amigos...

A Colección Vecinal tem curadoria de Gonzalo Pedraza, que por ocasião de 7ª Bienal do Mercosul irá aplicar o projeto em Caxias do Sul.

Fale mais sobre isso:

http://www.galeriametropolitana.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário