domingo, 19 de julho de 2009

Iberê, vim te vê!


“Sou um andante. Carrego comigo o fardo do meu passado. Minha bagagem são os meus sonhos. Como meus ciclistas, cruzo desertos e busco horizontes que recuam e se apagam nas brumas da incerteza.” Iberê Camargo

A primeira vez na sede da Fundação Iberê Camargo deixa um gosto de quero mais, de que o retorno não tarde a chegar. Ali o visitante se depara com obras de Iberê, constantemente renovadas nas exposições; com obras de outros artistas contemporâneos, além do próprio prédio, assinado por Álvaro Sizo, uma espiral de muitas janelas.

Janelas que deixam a luz de fora iluminar quase todo interior. O convite é irresistível: adentrar na obra de Sizo, conhecer Iberê e descobrir novos olhares para o velho Guaíba. Cada olhar forma uma nova obra.

Vale a pena conferir as pinceladas de Iberê e assistir ao vídeo (um pedacinho aqui) que mostra seu processo de trabalho. Por fugir do padrão comum e desvelar particularidades, fica o gostinho de que a muito ainda o que experimentar ali.


Deu uma vontade de andar de bicicleta...

Até dia 30 de agosto é possível assistir ao filme-instalação Dédale, de Pierre Coulibeuf, que apresenta o universo de Iberê com inspiração na mitologia Grega, trazendo Ariadne e Teseu para o labirinto de Minotauro, representando aqui o prédio da Fundação. São filmes e fotografias em que os personagens interagem com Porto Alegre, o prédio e as obras.

Quer mais? É de graça.


Fale mais sobre isso...

Site da Fundação Iberê Camargo: http://www.iberecamargo.org.br/

Dédale: http://bravonline.abril.com.br/conteudo/multimidia/filme-dedole-482163.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário