quinta-feira, 30 de julho de 2009

Parabéns Mário!


Da Felicidade

"Quantas vezes a gente, em busca da ventura,
procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão, por toda parte, os óculos procura,
Tendo-os na ponta do nariz"

Quantas vezes já te pegaste pensando, será que sou feliz? Parece que sempre tem alguma coisa errada, algo que dê motivo de reclamação, algo que falta para agarrarmos de vez a felicidade. Quanto mais tempo dedicamos a formular a receita perfeita, mais nos afastamos da experiência que a possibilita. Afinal, o raciocínio estimula a alma, mas não a toca. Seria algo do tipo "do que não se pode falar, deve-se calar", pensando na própria felicidade como impossível de ser dita, formulada e pensada. A felicidade é vivida, lembrada, mostrada.

Amanhã serei mais feliz. Será? Para isso, viva o hoje. Valorize o que há em seu entorno e as lembranças de outrora, dos tempos de infância, das matraquices adolescentes. Quero um amanhã belo, assim como o é o presente. Preservar é uma palavra tão bonita, pois é preciso notar o que gostamos para podermos o preservar; do mesmo modo, o que nos faz mal de nada adianta preservar. E aí vem outra palavra mágica: mudança.

Preservar o que nos faz bem, mudar o que não está legal. Mas afinal, nem tudo é possível ou bom perpetuar; é difícil repetir momentos, por isso viver o instante é preservar a felicidade dentro de si. É deixá-la ir e voltar, na simplicidade do cotidiano, na leveza de se ver no mundo. Devemos, portanto, preservar a mudança.

Adoro os poeminhas do Quintana, mais do que dos poemãos. Vai mais um então, pequeninho só
de tamanho, não de reflexão:

Das idéias

Qualquer idéia que te agrade,
Por isso mesmo é tua,
O autor nada mais fez do que vestir a verdade
Que dentro em ti se achava inteiramente nua...

Aos meus poucos leitores, meu único comentador e sei lá quantos espiões, deixo o convite de compartilhar aqui e onde mais achar abrigo, algum poema do Quintana, em homenagem aos seus 103 anos.

6 comentários:

  1. Texto muito bem escrito Martha, parabéns!!
    Vou twitta-lo, ok? :)
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que chique! Olha que vou conferir lá...

    ResponderExcluir
  3. Mario Quintana é uma dessas pessoas que falavam sobre as coisas mais mundanas... e com a sensibilidade para nos mostrar o quão estas coisas são especiais.

    ResponderExcluir
  4. Martin disse:
    "Todos estes que aí estão atravancando o meu caminho, Eles passarão ... Eu pasarinho!"

    Porque ser "passarão", quando se pode ser passarinho? Sem tempo de relógio, mas com tempo de vida, humilde ... pulando entre as pedras e troncos que tentam trancar os caminhos, mas com arte atinge a altura, sobrevoando o passado e vendo o futuro, que um dia também passará.

    ResponderExcluir
  5. Ele fez 103, outros fariam, mas poucos até lá chegam....
    Importante é não esquecer quem foram.
    Importante é lembrar que este é também o teu mês.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. É isso ai, esse é meu mês, meu e das minhas avós!

    Beijo!

    ResponderExcluir